A inteligência artificial para o Direito
- Hercília Marques
- 18 de set. de 2025
- 1 min de leitura
Na semana passada (13/09/2025) participei da Oficina Super intensiva de Inteligência Artificial.
Nessa oficina tivemos diversas palestras de ilustres profissionais, que não só trouxeram para o palco suas reflexões e experiências, como também me ajudaram a enxergar os benefícios da inserção da Inteligência Artificial no Direito, seja na solução de problemas, seja para a otimização de tempo.
Essa oficina foi de suma importância pra mim, pois me auxiliou a desmistificar o que a Inteligência Artificial representa para o Direito.
Isso pois o estigma de que: "o direito é uma profissão tradicional e, portanto, não há espaço para inserção de novos métodos", cai por terra, já que não há como se falar em evolução sem inovação, e é justamente isso que a tecnologia traz: INOVAÇÃO.
E por fim, posso finalmente dizer que NÃO, a advocacia não morrerá ou será substituída por tecnologia. Ao contrário, a advocacia renasce a cada dia mais em decorrência da tecnologia e suas inovações
Não aprender sobre os benefícios das novas tecnologias, é ficar para trás, já que não há mais ponto de retorno para um mundo onde as Inteligências Artificiais, assistentes virtuais e diversas outras ferramentas já são uma realidade.
Abaixo, segue o avatar que aprendi a fazer com uma das ferramentas apresentadas na oficina:


Comentários